Orais de Inglês (550)
Informamos que a componente oral do Exame de Inglês, 550, se realiza amanhã, dia 2 de setembro, a partir das 9h30.
Os alunos devem dirigir-se à escola para consultar as pautas de chamada afixadas.
Informamos que a componente oral do Exame de Inglês, 550, se realiza amanhã, dia 2 de setembro, a partir das 9h30.
Os alunos devem dirigir-se à escola para consultar as pautas de chamada afixadas.
Consultar atentamente a legislação em vigor disponível na página do Agrupamento
Não é possível pedir a consulta das provas finais de 9ºano realizadas
Os encarregados de educação não necessitam de realizar nenhum procedimento.
Conta: Agrupamento Escolas de Santa Maria dos Olivais
BIC: IGCPPTPL
IBAN: PT50 0781 0112 01120012959 66
Descritivo: colocar o nome do aluno
Consultar atentamente a legislação em vigor disponível na página do Agrupamento
Conta: Agrupamento Escolas de Santa Maria dos Olivais
BIC: IGCPPTPL
IBAN: PT50 0781 0112 01120012959 66
Descritivo: colocar o nome do aluno
5. Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve enviar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
Todos os modelos 09/JNE, 10/JNE, 12/JNE e 12-A/JNE estão disponíveis e podem ser descarregados em https://www.dge.mec.pt/modelos. O modelo 12-A/JNE também se encontra na página da escola em formato editável.
Consultar atentamente a legislação em vigor disponível na página do Agrupamento
Solicitar nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas dos resultados da reapreciação através do envio do modelo 15/JNE - disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos - devidamente preenchidos e assinados para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Publicamos o Despacho Normativo n.º 8-B/2026, que prevê e regula a realização de uma época extraordinária de exames finais nacionais do ensino secundário no ano letivo de 2025-2026 e estabelece o respetivo calendário, bem como o calendário da época especial das provas finais do ensino básico e dos exames finais nacionais do ensino secundário no ano letivo de 2025-2026.
Informa-se que as inscrições para a realização de exames na Época Especial decorrem entre 27 e 31 de julho de 2026.
As inscrições são efetuadas exclusivamente online, através da plataforma PIEPE.
Os alunos e os encarregados de educação devem consultar o Despacho Normativo n.º 8-B/2026, de 21 de julho, para obterem informação detalhada sobre as condições e os procedimentos aplicáveis.
Informamos que a componente oral do Exame Nacional de Inglês (550) realizar-se-á no dia 27 de julho. Os alunos devem consulta as pautas após a realização da componente escrita.
Relativamente à componente oral dos Exames Nacionais de Espanhol (547 e 847), os alunos deverão consultar as pautas, que serão afixadas às 16 horas, a fim de verificarem a escola onde a irão realizar.
Informamos que os alunos podem submeter novos pedidos de reapreciação até ao próximo dia 24 de julho.
Na sequência da identificação de incorreções nas classificações dos exames de História A (623), Física e Química A (código 715), Geografia A (código 719) e Português Língua Não Materna (839), informamos que foram publicadas hoje, pelas 15h, novas pautas destas disciplinas.
Recordamos que as classificações só ficarão disponíveis no INOVAR Consulta após a resolução das questões relacionadas com as pautas de classificações de exame.
Na sequência desta informação recebemos a seguinte informação do JNE que passamos a transcrever:
"Desde a afixação das pautas, no dia 17 de julho, foram identificados erros de parametrização das matrizes de classificação dos seguintes itens de seleção dos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário realizados na 1.ª fase:
Após a deteção destas situações, foram efetuadas as respetivas análises e correções, tendo sido revistas as classificações das provas dos alunos abrangidos, de acordo com a parametrização correta dos referidos itens.
Tendo em consideração a afixação tardia das correções, e de forma a não prejudicar os alunos, o Júri Nacional de Exames decidiu que, no caso de a correção da classificação resultar numa nota inferior a 95 pontos (9,5 valores), a classificação será de 95 pontos (9,5 valores).
Esta decisão aplica-se igualmente às correções de classificações anteriormente efetuadas às provas de Física e Química A (715) e de Geografia (719).
De forma a garantir a equidade entre todos os alunos e o rigor do processo de avaliação, serão enviadas hoje às escolas novas pautas relativas às provas de Física e Química A (715), Geografia (719), História A (623) e de Português Língua Não Materna (839).
Os alunos que assim o desejem, poderão ainda inscrever-se para a 2.ª fase dos exames nacionais, ou ainda na época extraordinária, em setembro."
Informa-se que, na sequência da identificação de incorreções nas classificações dos exames de Física e Química (código 715) e de Geografia (código 719), foram publicadas hoje, pelas 20h40, novas pautas, que estarão disponíveis para consulta a partir de amanhã de manhã.
Publicamos as informações sobre os pedidos de reapreciação de prova.
Consultar a informação sobre as reapreciações para as provas do Ensino Secundário
Consultar a informação sobre as reapreciações para as provas do Ensino Básico
Informamos que se encontram afixados os resultados das Provas Finais de 9º ano.
Orais de Espanhol – O horário das provas orais de Espanhol, a realizar no dia 29, foi alterado, passando a decorrer em duas sessões: às 14h00 e às 16h00.
Orais de Inglês – Já se encontram afixadas as pautas das provas orais de Inglês a realizar nos dias 29 e 30 de junho.
Publicamos o Calendário de Exames (Provas de Equivalência à Frequência, Provas Finais e Exames Finais) - 1ª Fase.
No início do 3º período serão realizadas as Provas Ensaio para as Provas MODA e Provas Finais do 9º ano. Após verificação de todos os equipamentos dos alunos, verificou-se que alguns não trouxeram os equipamentos para serem verificados, pelo que se solicita aos Encarregados de educação desses alunos que, através do link aqui disponibilizado, descarreguem e instalem o programa que irá permitir a realização das Provas.
Após levantamento das necessidades, todos os alunos que não disponham de equipamento, a equipa da Escola Digital disponibilizará uma solução para a realização das provas.
Publicamos o Despacho Normativo n.º 3/2026 que Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para os anos letivos de 2025-2026 a 2027-2028 e revoga o Despacho Normativo n.º 2-A/2025, de 3 de março.
São igualmente publicados os documentos relativos às instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário e informação relativa aos cursos e exames finais nacionais do ensino secundário, incluindo a que se refere à sua articulação com o acesso ao ensino superior, bem como a apresentação, em linhas gerais, do sistema de acesso ao ensino superior em 2026.
Guia Geral de Exames 2026 (Atualizado em 09/03/2026)
Calendarização das inscrições nos Exames
Publicamos o Decreto-Lei n.º 56/2026, de 16 de fevereiro, que procede à alteração do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, o qual regula o regime geral de acesso e ingresso no ensino superior.
Pedido de consulta de prova: 5 e 6 de agosto
O requerimento para consulta de cada prova, Modelo 09/JNE/2025, em formato PDF editável, disponibilizado em https://www.dge.mec.pt/modelos, deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola. Simultaneamente com o modelo deve ser enviada fotocópia do talão comprovativo de pagamento, um por cada prova, no valor de 7 euros, para:
Conta: Agrupamento Escolas de Santa Maria dos Olivais
BIC: IGCPPTPL
IBAN: PT50 0781 0112 01120012959 66
O requerimento tem de ser enviado, no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. O requerimento será devolvido ao requerente, servindo este de recibo. O requerente deve informar no email: - o nome do aluno; - o código da prova que pretende consultar.
Receção das provas: 6 e 7 de agosto - Entrega das cópias da prova(s) realizada(s), em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel.
Pedido de reapreciação e respetiva alegação: 7 e 8 de agosto
Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos, Modelo 10/JNE/2025, ou Modelo 12/JNE/2025 e Modelo 12-A/JNE/2025, sendo descarregados, preenchidos e enviados para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O requerimento deve ser formalizado, nos dias indicados, através do Modelo 12/JNE/2025, dirigido ao Presidente do JNE e acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 12-A/JNE/2025, e do comprovativo de pagamento, um por cada prova, no valor de 25 euros. Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE/2025 devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 2.ª fase: 29 de agosto
Para mais informações consultar a Norma 02/JNE/2025, capítulo V.
Modelo 09/JNE – Pedido de consulta de provas.
Modelo 10/JNE- Pedido de reapreciação exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ou erro na atribuição da classificação aos
itens de seleção.
Modelo 12/JNE - Pedido de reapreciação da prova.
Modelo 12-A/JNE- Alegação justificativa do pedido de reapreciação da prova.
Publicamos as informações sobre os pedidos de reapreciação de provas.
Informação sobre as reapreciações das provas do 9º ano
DATAS DOS PEDIDOS DE REAPRECIAÇÃO DAS PROVAS – ENSINO BÁSICO – 1.ª FASE
Informação sobre as reapreciações dos exames do ensino secundário
DATAS DOS PEDIDOS DE CONSULTA E REAPRECIAÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS – 1.ª FASE
Publicamos o calendário com as data das Provas de Equivalência à Frequência, Provas Finais e Exames Nacionais (2ª Fase).
Informações e Inscrições 2ª Fase
Na sequência da informação emitida pelo Senhor Presidente do Júri Nacional de Exames (JNE), datada de 12 de junho, vimos por este meio reforçar a seguinte comunicação:
Teresa Nabuco, Adjunta do Diretor
Publicamos a Norma 02/JNE/2025, regulamento oficial que define os procedimentos, regras e orientações para a realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas e exames dos ensinos básico e secundário durante o ano escolar 2024/2025.
Publicamos o calendário com as data das Provas de Equivalência à Frequência, Provas Finais e Exames Nacionais (1ª Fase).
Publicamos a Norma 01/JNE/2025 e o Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames 2025.